July 14, 2007

Chegada a Israel e primeiros dias

Cá estou de volta à minha 'segunda terra'. :)
Embora tenha vivido mais tempo em Paris do que em Jerusalém, as saudades de Jerusalém foram sempre maiores ou mais intensas. Continuo sem saber porquê...

Vou tentar passar pelo blog 1x/semana para vos ir dando notícias e contando um pouquinho do que vou fazendo.

A passagem por Madrid foi intensa, com muitas reuniões. Consegui estar com alguns amigos, soube-me bem! A filhota da minha amiga P. está enorme e já tenta andar. :)

A viagem correu bem e a entrada em Israel foi rápida. A primeira surpresa foi a chegada a Jerusalem - quando me fui embora o muro ainda não estava construído... Agora, parte da zona norte da cidade está separada da Palestina por uma enorme parede composta de blocos de cimento com arame farpado no topo.

O bairro onde vivo (Beit-Hanina) está muito maior. Muita gente de Jerusalém vivia do outro lado da 'fronteira', porque era mais barato mas, com a construção do muro, mudaram-se para aqui.
Desde que cá estive (fui embora em Abril/04), a casa e o escritório mudaram de sítio mas ficaram no mesmo bairro.
Nos primeiros dois dias, nem percebia muito bem onde estava, não reconhecia algumas das ruas, há imensos prédios novos (máx 3-4 andares).
Ontem, já fiz o caminho de casa para o escritório a pé sem me perder e, à noite, levei o carro quando saímos para jantar no centro e não me enganei no caminho! Já me sinto mais à vontade. :)

Ainda não falei muito com o pessoal local mas os coleguinhas expatriados são simpáticos: 1 rapaz italiano, 2 espanhóis, 1 rapariga espanhola. A chefe é alemã mas vive noutra casa, só a vemos no escritório.

Estas primeiras semanas vão ser intensas, enquanto me vou ambientando e pondo o trabalho em dia mas parece não haver atrasos nem problemas de maior. Esperemos que assim continue! :)
Para já, os tempos de lazer vão ser poucos, estou dedicada à minha tradução (e o resto do pessoal em St. Jean d'Acre...). Lá para meados de Agosto, poderei aproveitar mais.
Ah! Aqui, a 'folga' é à sexta e ao sábado, por isso, instalem o skype e falamos ao sábado. :)
Nestes primeiros dias, a minha cabeça estava em água no final do dia... Falta de hábito de falar em Inglês e de trabalhar tanto tempo de seguida. :) Por isso, aproveitei as noites para ir matar saudades de alguns sítios. :)

dia 1
Chegada às 5.30manhã. Dormir. À tarde, briefing contexto e estado geral da missão c/chefe missão. Depois, bebida c/coleguinhas no Jerusalem Hotel e passeio na Cidade Velha ao pôr-do-Sol.

dia 2

Dia de trabalho intenso, briefing logística, briefing segurança, tentei tratar de coisas urgente mas c/147 mails por ler e gente a fazer-me perguntas sobre temas dos quais (ainda) não faço a mínima, não deu para avançar muito... :) Aparentemente, não há grandes problemas no meu departamento, por isso, espero estar mais ou menos a par de tudo em 15 dias.
22h (os espanhóis saem sempre tardíssimo para jantar...): jantar no Russian Quarter, no lado israelita de Jerusalém(Oeste), com os colegas ACH e dois de outras ONGs, muito fixe.

dia 3
Recuperar o sono que ainda não estava em dia. Tarde a tentar organizar-me, lista de tarefas e prioridades, o meu mapa como lhe chamei, dois meses passam num instante.
Jantar/picar no Pasha's em Jerusalem-Leste (lado palestino) - tabouleh, hoummous e beringelas salteadas. Ah, e chá de menta, no final, claro. O Pasha's era um dos meus restaurantes favoritos, não pela comida (que é boa) mas porque tem uma esplanada óptima, com mesas de azulejo, plantas e uma fonte.

Despeço-me por agora. Até à proxima semana!!
Beijinhos!

7 comments:

Anonymous said...

Allo Susaninha!! Pelo que deu para ler, apesar do trabalho estas bem e a reviver locais, pessoas, sabores... Um beijinho grande com o desejo de continuação de boa estadia em Jerusalem :) Muakkk*

Rita

Jose Correia said...

Oi mana

Que bom que as coisas correram bem...! Que corra tudo pelo melhor... ;-)

Jocas
Ze

Anonymous said...

Ola! Su, não tive oportunidade de dar duas palavritas antes de partires. Fico contente com o facto de parecer que te sentes em casa e integradissima outra vez.
Desejo-te um optimo trabalho e uma optima estadia. Bjs. J
Joao

Conceição said...

fica bem e bloga...

Unknown said...

Olá Susie, fico feliz por teres chegado bem!... agora é preciso alguma integração, pois pela descrição que fazes do local isso parece ser uma área muito peculiar...tudo de bom para ti!

bjcs
Ana

Anonymous said...

Oláááááá !!!
Ainda bem q tas contente !!!
Tb ficamos felizes.
Aproveita o tempo q estás aí pra matar saudades de tudo(o q conseguires, claro ), e vai já deitando o olhinho aos bolos q nós gostamos !! Hehehehehe !!!
Bjinhos
Mami e David

Susana G Santos said...

Sim, sim, sim, estou bué contentinha! :) E vou-me integrando, obrigada pelos mimos e pelo apoio.

Na verdade, estou a 'descobrir' que adoro estas viagens ao passado e esta já estava 'sonhada' há algum tempo. Está a ser muito bom!

M&D, ainda não comi nem um bolinho desses!... :s Mas não me esqueço!