August 11, 2007

Homemade lebaneh

Hmm... acho que não sobra muito para contar desta semana. Ou sim?

Work
- A minha assistente L. começou a aprender a trabalhar com o programa de contabilidade, ficou toda contente e eu também. :) Além disso, fez-me um grande elogio "you're a good teacher!", linda espontaneidade dos 23 anos... Fiquei toda babada. (blush)
- Semana em parte dedicada à contabilidade (de Junho) e à renovação do seguro médico para o staff WB (as companhias de seguros são uma seca universal! desculpem-me os mediadores que me leiam mas...) e, em grande parte, dedicada a reuniões (outra seca universal) sobre questões pendentes antes da actual chefe de missão A. ir embora (próximo domingo, com direito a goodbye breakfast); a reunião de coordenação de 4ª foi das 2.30 às 6.30pm... :-s Felizmente, somos só 4 pessoas na equipa de coordenação senão...
- A Rasha veio almoçar connosco na 4ª, o baby está óptimo e é super-simpático, com 10 dias já faz grandes sorrisos e tudo, acreditam nisto?? Vou visitá-los assim que acabar a tradução.
- O coleguinha novo, francês, Frank, fez a iniciação de Reiki no mesmo mês que eu! mas cá em Jerusalém, a namorada dele faz yoga e ele também quer fazer. Boas companhias!
- Chegou esta madrugada a nova colega Elena, italiana, para trabalhar em Food Sec. Parece simpática (e para eu ser capaz de dizer isso tendo-a visto às 5h30 da manhã...) e é a razão de eu me ter posto a fazer algo de útil ainda o Sol não se levantara.

The country
Repito, Jerusalém e o bairro onde vivo são, em geral, zonas calmas, tão calmas como qualquer cidade europeia e, sinceramente, o maior risco são os acidentes de automóvel: Five dead in weekend traffic accidents

Mas, melhor que saibam por mim que pelas notícias...

Colonos de um colonato ilegal atacaram um carro das NNUU, notícia por Amira Hass, que ia dentro do carro: http://www.haaretz.com/hasen/pages/ShArt.jhtml?itemNo=889380.
Nós depois soubemos de todos os detalhes, por um dos outros ocupantes do carro.

Sexta de manhã, Old City: http://www.haaretz.com/hasen/spages/892131.html
Só para ficarem descansados e não pensarem que ando por aqui à toa, o nosso Coord Log Ed. tem a responsabilidade de seguir todas estas coisas e contactou-nos logo, proibindo o acesso à Cidade Velha until further notice. Só estivemos autorizados a circular naquela zona já eram 5 e tal da tarde.
Anyway, a Cidade Velha não é um sítio complicado, em geral, mas, por vezes, à 6ª feira, dia de oração, há confrontos entre os palestinos e os soldados israelitas.

Claro que estamos sempre alerta, de tal forma que, na terça, eu e a L. saltámos nas cadeiras (literalmente), quando ouvimos o que pensámos ser disparos ao cimo da rua. Olhei naquela direcção, pensando no que deveria fazer se fossem, de facto, disparos e... um dos vizinhos estava a lançar foguetes (de fogo de artifício) às 11 da manhã, provavelmente, porque lhe nasceu um filho, arranjou trabalho ou qualquer outro motivo de celebração.

Uii... e vamos mudar de registo que o meu tom (de vida) e o deste blog é, feliz e intencionalmente, bem mais leve!

The food (hoje quase sem ironia)
Domingo, acordei demasiado tarde para tomar o pequeno-almoço em casa, a reunião de equipa (semanal) é às 8am (sharp ou +-) e dois dos colegas tinham que sair para Gaza a seguir.
(Sim, pode-se entrar em Gaza e, de momento, as condições de segurança permitem-no.)
Ora bem, o meu pequeno-almoço foi pão Pita com lebaneh caseiro. O lebaneh mais vulgar é (como) iogurte natural, mas há vários tipos - imaginem, quantos tipos de iogurte natural pode haver? Pois a descoberta gastronómica da semana foi um lebaneh mais seco, quase como quejo semi-fresco, conservado em azeite (zeit em árabe) e a senhora da lojinha dá-lhe o seu toque especial juntando umas malaguetazinhas. Asseguro-vos que fiquei acordadíssima! E até gostei, embora ache que, na próxima vez, prefira comer isto ao almoço, com uma saladinha... :)
Mais comidas:
- douradinhos numa cama de folhas verdes que me sabem a chá mas óptimas;
- gambas salteadas com cebola e mais umas folhinhas verdes - super-yummy!!
- salada russa ('verdadeira', não congelada)
- Batatas assadas e o meu sempre favorito tzaziki que, aliás, a nossa fada do lar R. faz muitíssimo bem, hoummous caseiro e babaghanoush (puré de beringelas, creio que estufadas);
- beringelas grelhadas com molho de iogurte (zeki = delicioso, em árabe)
- salada de queijo feta e bolinhos de queijo feta e...
- no weekend, não podiam faltar os pimentos recheados com esparguete, tão maravilhosos que ainda ninguém lhes tocou...
Ah, (quase) tudo sempre temperado com muito alho e muita menta...

O gelado da semana foi a pausa de ontem - Noz, simplesmente delicioso! (M., ias adorar!) e 'mastek'. Há umas 3 semanas que andava para experimentar este 'mastek', muito rosa e que pensei ser melancia ou framboesa, mas era de um rosa tão estranho, tão sintético, que fui adiando. Até ontem. O empregado continuava a não saber o que era em Inglês, por isso, arrisquei. Todo orgulhoso, traz-me a taça dizendo 'chewing-gum'. Chewing-gum = mastek, de masticare? ... ... ... Não era muito mau, comi tudo :-P mas acho que dispenso repetições.

A tradução vai a caminho do fim insh'allah, mas ainda faltam uns diazinhos. Por isso, sejam pacientes, algumas respostas a mails ainda vão demorar, tento responder a 1-2 por dia, mas esta semana vou estar quase sempre offline.

Para acabar, alguns de vocês têm perguntado sobre os preços em Jerusalém. São como numa qualquer cidade europeia... Lado Este, estilo Lisboa (shampoo 3eur, bolachas 2eur, coca-cola 0,70cts, jantar restaurante 7-10eur), lado Oeste, estilo Paris (jantar restaurante 14-20eur).

Mensagens especiais da semana:
- à sis C., que está de férias em terras de B, sem qualquer acesso à net - aproveita!!
- à Sara, que está de férias 'veranitinerantes', anywhere but in Lisbon, tu mereces!
- à CrisC - vê se descansas. Se não fores ao spa agora, combinamos um weekend quando eu voltar e vamos as duas, com as nossas acompanhantes caninas. Regra: só conversas Guru Ram Das para cima! ;)
- ao N. - obrigada pela leitura assídua, pelos comentários, pela companhia e por me ajudares a envergonhar umas quantas pessoas. ;)
- ao resto do people - desculpo a ausência de comentários por estarem de férias, mas vejam se lêem, porque eu NÃO vou escrever 300 mails a contar as mesmas coisas... (vês como não sou sempre simpática? ;) )
Soundtrack to this post

Encosta-te a mim - Jorge Palma

Massive Attack - Teardrop

Dazkarieh

Temptasyion e outros das Mediaeval Baebes, a descoberta musical desta semana via N.

Várias versões de Scarborough Fair, esta de Sarah Brightman, num cenário lindo!

8 comments:

Anonymous said...

Adoro-te amiga! E "bibó" Guru Ram Das :-)

Anonymous said...

Ajudar é sempre bom... nem que seja para envergonhar umas quantas pessoas LOL
Quanto a não seres sempre simpática, há aqui algures um texto sobre feriados chamado No more Mr. Nice Guy... por isso a surpresa já não foi assim tão grande ;)

Anonymous said...

By the way... gostei do video. E também do Hoje Quase Sem Ironia...

Anonymous said...

Oi. Vim só esclarecer que, caso me tenha repetido de alguma forma nos comments no Patriarkado, foi por ir primeiro ao site e só depois ao Gmail. Por isso... se recebeste alguma coisa em duplicado, não te admires ;)
Bjs, até amanhã. Vou até Ferrel, último dia de festa.

Anonymous said...

Ai ai ai... um vegetariano e amante de comida mediterrânica como eu não pode ver este blog: ele é beringelas com molho de iogurte, ele é queijo feta... mesmo tendo acabado de almoçar já tou a ficar com fome outra vez!
Já agora, devo dizer que gosto de TODA a banda sonora deste post, de forma que por agora estás perdoada por gostar de Pink Floid / 80's disco! ;))
beijos

Susana G Santos said...

CC - Biba!!

Nemesis - acho que não repetiste mas vou lá agora ver. E responder, claro :)

David - Já leste o post sobre o picnic em Tubas? E obrigada pelo perdão. Só para esclarecer - 80's ;), Pink Floyd The Wall, de resto, nem conheço bem. Eheheheh!

Cristina Correia said...

Alô :-)

é só para dizer que estou cá eh eh eh A info excluida voltou!!! No meu primeiro dia de férias, cá estou eu no trabalho... (umas coisitas por resolver que não me deixavam descansada!) ... e aqui consigo por um comentário!!!! (porque será???!!!!) e depois querem que a malta trabalhe!

:-)) chuac enorme, a cc (ou a heidi)

(e já agora um chuac para o nemesis, acabo por saber tanto noticias tuas como dele! eh eh eh e outros bjs para o david, mãe, pai,... bom, hoje acordei beijoqueira!)

Anonymous said...

Uma heidi info excluída... bom, faz sentido.
Mas contra chuacs não há argumentos. Ainda mais dado pela Heidi. Um chuac também para ti, já agora.
Espero que as minhas notícias também te agradem, apesar de aquelas que mais interessam aqui serem as da Susie - afinal de contas, é o blog dela. ;)