August 09, 2007

No more 'mr. Nice Guy'

Ou Miss Nice Girl, neste caso.
Passei de Santa Susana dos potenciais aumentos de salário a directora fria, ditadora e exploradora.
Tudo porque os feriados no WB têm caído quase sempre aos sábados este ano.
Nota explicativa 1: aqui folgamos à sexta e ao sábado.
Nota explicativa 2: os feriados no WB seguem o calendário muçulmano e, em Jerusalém, o calendário cristão (a maior parte do staff é cristão) mais 1-2 do calendário israelita, por razões administrativas e de segurança.

Quarta, recebo um telefonema: "Ah, antes (nunca sabes há quanto tempo é este 'antes', mas é provável que seja no meu tempo, há 3 anos atrás), antes, quando o feriado era ao sábado, o feriado passava para domingo."
Reunião de quarta à tarde, discuto o caso com os outros 3 elementos da equipa de coordenação. Decisão: o feriado é sábado, 'mala suerte', domingo trabalha-se como habitual, em todos os escritórios; ah e quarta há feriado cristão, escritório de Jerusalém estará fechado (excepto os expatriados, que têm sempre trabalho e não seguem calendário nenhum).

Quinta, mail geral a passar a informação a todos os 4 escritórios, os feriados ocorrem no dia da festividade (isso de bank holiday é coisa de ONG de país rico).

1 hora depois, tinha a admin em linha, a mesma do telefonema de quarta, "Susana, nós não podemos ter feriado no domingo, o feriado de quarta que não está no calendário já se pode, não é justo!" Oops, bolas, como é que 15 de Agosto não está no calendário (algo perfeitamente normal para mim e para os colegas espanhóis)? "haa...já te ligo, está bem?" Bolas, bolas, bolas... onde é que está o 'raio' da lista dos feriados oficiais?
Viro-me para o écran do computador e caem na minha Inbox dois mails da mesma base da dita admin, de dois coordenadores de departamento, um deles senhor doutor com master em Inglaterra, explodindo completamente, "merecemos uma explicação, as regras não são as mesmas para todos os escritórios, que regras são estas, todos os feriados este ano têm sido ao sábado, isso é injusto", tudo escrito como se fosse falado e pontuado com !!!! e ????.
Mau, não tarda temos o caldo entornado... they're getting on my nerves...e também não é caso para tanto.

Ah! Cá está a lista dos feriados oficiais!... Festividade muçulmana de sábado, dia 11 de Agosto, esta está OK, dia 11 é sábado. Dia 15 de Agosto, festividade cristã, não está na lista, portanto não se fecha o escritório de Jerusalém.
Acabou-se, ainda bem que encontrei a tabela - que todos os escritórios têm desde o início do ano mas, sabe-se lá porquê, não está afixada em Jerusalém-, não há feriado para ninguém. 'Prontos!'

É nestas alturas que gosto mesmo da parte de Finanças e Contabilidade do meu trabalho, bate sempre certo e não há jeitinhos nem favores para ninguém.

2 comments:

Conceição said...

oh suzana... mas nós temos amanha feriado (15/8) aqui em pt...estou a brincar... mas tens razão "regras são regras".

Susana G Santos said...

Eu sei... fico com reputação de 'dragão'. Bem queria ter feriado (suspiro) mas estamos cheios de trabalho e eles têm outros feriados.