September 21, 2007

Regresso a casa adiado

Para quem ainda não sabe, o meu regresso foi adiado até meados de Outubro. Fico por cá até a minha colega voltar da licença de parto.
Os dias têm sido longos e intensos mas com resultados (mal seria...).
Com a equipa renovada, as coisas parecem no bom caminho para que o trabalho se possa fazer sem 'ondas'.

Neste momento, faltam-me 19 dias para acabar a missão. Fica alguma pena de coisas que não fiz e já não farei. Há umas semanas, um amigo dizia no seu blog "ao aproximar-se o final de um Verão que afinal não foi tudo o que poderia ter sido - porque afinal não tinha tudo o necessário para o ser" (aqui). Eu digo que talvez esta missão não tenha sido tudo o que poderia ter sido, porque eu não tinha tudo o necessário para que o fosse (e falo de 'características' internas e disposição).
Mas foi importante vir, estar, regressar a Jerusalém e ao mundo humanitário por muitas razões. Afinal, da outra vez (na minha 'outra vida' ;)), estive aqui quase 1,5 ano e estou prestes a cumprir 7 anos (acabo de dar-me conta :)) intermitentes no humanitário. Será o fim de um ciclo?
E, apesar do ritmo louco, tem sido muito bom.

O Ramadão começou no dia 13. Uma coisa a que acho piada são as janelas iluminadas como se fosse Natal nos países predominantemente católicos, com estrelas luminosas e, muitas vezes, um Crescente com uma estrela na ponta. Continuo a não ter máquina fotográfica pelo que a reportagem terá que ser só escrita.
Ramadão significa, entre outras coisas, que parte dos colegas fazem jejum durante o dia. Só se pode comer depois do pôr-do-Sol.
Na próxima semana, estou convidada para o desjejum de quarta-feira com os colegas da base do Norte. Fiquei sensibilizada com o gesto, principalmente porque estamos prestes a reduzir parte do pessoal, por insuficiência de financiamento. Embora sabendo que a quase totalidade dos nossos fundos são externos, sei que esperam que eu 'possa fazer alguma coisa', como dizem. Bem gostaria... E é duro... uma base que foi o ponto de partida desta missão, há 5 anos aquela base era a missão. Mas o humanitário é mesmo assim, como a vida. Há muitas necessidades mas, quando há escassez, há que definir bem as prioridades. Ficam, no entanto, pequenos orgulhos (amigo A., um brinde ao teu trabalho) como um ex-vendedor de shoarma que passa de condutor a logístico de grande qualidade, talvez até capaz de ir formar gente noutra base.

Deixando o trabalho de lado...
A ida ao Mar Morto foi novamente adiada (começo a achar que é 'castigo' por ter andado a fazer pirraça a certas pessoas antes de sair de Portugal...). Na semana passada, os planos foram furados quando me caiu uma gaveta do armário em cima do pé. Nada de grave, diria eu, além do tornozelo esfolado; pois sim, mas todos sabemos o que acontece quando se deita sal numa ferida ou não...?
Combinámos para esta semana mas... é Yom Kippur (vejam aqui), o único dia em que tudo pára em Israel, nada de carros a circular, até o aeroporto fecha. Alguns dos colegas foram esta manhã e regressaram antes das 3 mas as princesas precisam do sono de beleza e resolvemos ir na próxima semana. Eu até preferi assim, dormi mais :-) e aproveitei o dia para trabalhar, além de que o tornozelo ainda não está totalmente sarado.

Como hoje e amanhã não podemos sair, fui jantar fora ontem. Estávamos todos exaustos e fartos (admito) e Madrid resolveu enviar o draft de uma press-release às 6h30 da tarde para revermos e enviar esta manhã antes das 9. Pequeno pormenor: a press-release estava em Espanhol, idioma que o meu chefe não fala, nós devíamos sair às 5 e não trabalhamos à sexta! (de vez em quando, 'esquecem-se' disso na sede... Acho que o melhor é começarmos a ligar-lhes ao domingo de manhã, antes da nossa reunião de staff, às 8h15, para ver se gostam!)
Ah, já me esquecia do jantar de ontem... :-)
Fomos a Jerusalém-Oeste (o lado Este fica visto num instante e as opções são quase todas parecidas), ao Russian Quarter, a um restaurante japonês. Juntaram-se mais 3 colegas de outras agências e um animado grupo de 7 partilhou Sushi, Sashimi, Temaki, noodles, vinho branco (espanhol, para não beber vinho dos colonatos, embora eu tenha torcido o nariz) e 3 sobremesas com interessantes combinações de aromas (por agora em segredo, quero experimentar as receitas :)).

Mais... ah, o F. emprestou-nos um monte de DVDs para o weekend, por isso, vou trabalhar mais um bocado para ver qualquer coisa mais logo. Ou não... acho que, às 22h, começa o CSI NY. :-) O DVD fica para amanhã.
Há uns dias, vimos Munich. Não achei excepcional mas gostei (acho que ando bastante exigente, na verdade, ou talvez esperasse mais por ser do Spielberg). Além de uma brutalidade (mais motivada pelo desespero do que prevista, segundo mostra o filme), o que aconteceu em Munique acabou por ser mais uma justificação para algumas 'limpezas' que se pretendiam fazer. Eu partilho das dúvidas do protagonista que são, com certeza, sentidas por muitos dos israelitas. Só que, do outro lado, as acções continuam a ser inconscientes e, de um ponto de vista económico (literalmente falando, não falo de finanças), perfeitamente irracionais. Para não perderem a razão, vão perdendo tudo o resto... Para quem queira ver um pouco do que um e outro lado sentem e dos jogos de poder que existem.

3 comments:

Hipotemusa said...

Susana,
o seu post fez-me descer do céu (ou do inferno).
Que coisas fantásticas anda a fazer esta menina!
Quem me dera poder ir ter consigo e dar continuidade a esse seu trabalho humanitário.
Neste momento, nem olhava para trás!
Mantenha-se activa!Escreva sempre coisas bonitas!Diga-nos o que faz!
Ah! Sou a Ana Serrinha. Parece que aderi à onda bloguista, mas os deuses não têm favorecido as minhas tentativas. Agora iniciei um ladrahipotemusa.blogspot.com, se quiser passe por lá.
Muitos beijinhos.

Conceição said...

tens sorte não ser uma entorse...é bom ler sobre outras coisas que não seja mourinnho. A musica do blog é cool - lembrei-me de francis cabrel muito pouco conhecido em pt mas com boas canções. aproveita bem o tempo que te resta --- eu também estou a acabar uma tradução e a pensar que não fiz no verão certas coisas que já não posso fazer...noutra vida farei.

Susana G Santos said...

Querida Ana, andamos sempre à procura de pessoal. ;) Dei ontem uma espreitadela ao seu blog, passarei com mais calma e vou comentar! Adorei a história do gato Mitchie. eheheheh

São - noutra vida?? E no próximo Verão? :) ihihih ontem liguei na RTPi e..Mourinho (c ar bastante cansado pareceu-me), até gostei do bocadinho que ouvi.