December 11, 2005

Crónicas Filipinas I - 18.Set.05

(para quem não tenha recebido)

Olá a todos!! Bom dia!

Aqui vão as impressões da 1ª semana em Manila. Não vou prometer mas tentarei enviar notícias regularmente, tal como faz a minha querida Audrey à medida que se vai deslocando pelo planeta. Talvez assim alguns me perdoem não ter escrito muito nos ultimos três anos...
Por enquanto, só consigo enviar e-mails globais. Há muito trabalhinho para fazer por aqui e, além disso, tenho trabalho extra com o qual já me tinha comprometido antes de aceitar esta missão. Pois, já sei, sou sempre a mesma coisa... Anyway, vou tentar ir lendo os vossos e-mails e enviar algum mail individual nem que seja só nos aniversários respectivos (ou uns dias depois dos mesmos, como tem acontecido :( ).

Vamos lá então ...
O escritório fica no bangaray (bairro) de Guadalupe (Nª Srª de Guadalupe), na cidade de Makati, uma das várias que compõem a zona chamada “Metro(politan) Manila”. Do alto do 12º andar, a vista é bonita, a linha do horizonte a Oeste faz-me lembrar Manhattan. Ou não fosse Makati o business centre de “MetroManila”.
As paredes exteriores do escritório têm janelas enormes e sento-me - no que será o ‘meu gabinete’ por uns meses - de forma a ver o pôr do sol ou, pelo menos, a mudança de cores no céu. Na segunda-feira, estava bem bonito, em vários tons de amarelo, nos restantes dias, domina o cinzento e não fosse o calor, podíamos pensar estar em Inglaterra. A estação das chuvas dura até Dezembro e vou ter que comprar um mini-guarda-chuva se quero ir a algum lado à noite. Sim, durante o dia estou sempre no escritório, almoçamos na sala de reuniões (comida filipina feita pela Marivic ou encomendamos comida chinesa, lasanha, etc).
Bom, mas tenho-me portado bem, saio às 6h-6h30 (o que é excelente, considerando que entramos às 8h30-9h), nada mau, hein?

A coca-cola não é grande coisa, ao fim de um minuto já quase não tem gás e é super-doce! Aliás, parece que os Filipinos são muito gulosos, toda a comida é doce, alguma doce e picante ao mesmo tempo e há imensos cafézinhos e ’pastelarias’.

A Marivic é a maravilhosa cozinheira – peço-lhe só vegetais para o jantar (com arroz, sempre com arroz, é claro) e, quando chego às 7, tenho a mesa posta e a comida quentinha: arroz branco, um estufado de abóbora e acelgas (ou algo parecido). E camarões grelhados :) Afinal eu só disse que não queria carne nem peixe, não falei em marisco. Que vida dura, não é?

No comments: